segunda-feira, 19 de março de 2012

A Economia da América Latina

Quando os espanhóis chegaram à América Latina, a agricultura de subsistência, a caça, pesca e coleta eram as principais atividades econômicas dos povos que viviam aqui. Logo após a chegada dos colonizadores europeus, surgiu uma nova atividade econômica: a extração de recursos para a exportação e para obter lucros. 

Ao passar do tempo, houveram mudanças na agricultura latina. Essas mudanças foram causadas pela introdução de máquinas, fertilizantes, tecnologias, etc. Por causa disso, a pecuária começou a ocupar um lugar de destaque, pois a prática de criar bovinos e ovinos em áreas de clima tropical favoreceu a produção, afinal na América Latina é possível encontrar ótimas pastagens naturais.

O extrativismo e a mineração também ganharam destaque. O território latino-americano é rico em minerais que são exportados e que é uma das fontes de dinheiro de muitos países. Alguns países dependem muito das exportações de minerais, como por exemplo a Bolívia, o Suriname e a Guiana que dependem do estanho, extraído da cassiterita. 

Existem também as indústrias tradicionais e as de beneficiamento. As tradicionais (indústrias antigas) que são destinadas a satisfazer às necessidades elementares da população. Esse tipo de indústria é o que mais predomina nos países latino-americanos. E as de beneficiamento são as que produzem matéria-prima que serão exportadas. Além dessas, vários países possuem algumas industrias pesadas e de bens duráveis, como de aparelhos domésticos, motores, etc.

Pode-se dizer que na América Latina existem centros industriais, ou seja, conjuntos de indústrias leves e de indústrias pesadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário